Novo Sistema de Rotulagem dos Pneus

O novo rótulo de eficiência

A partir de Novembro de 2012 todos os pneus dos veículos ligeiros de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros e pesados à venda na União Europeia vão passar a ser disponibilizados no mercado com um rótulo de informações referentes a parâmetros como a sua eficiência energética, a sua aderência em piso molhado e o valor de emissão de ruído de rolamento. O sistema proposto e aprovado em plenário, através do regulamento CE Nº1222/2009, apresenta-se muito semelhante ao actualmente utilizado pelos electrodomésticos.

O novo rótulo de eficiência dos pneus possui sete classes, de «A» a «G», sendo a classe «A» de cor verde, a mais eficiente, e a classe «G» de cor vermelha, a menos eficiente. Ao lado desta informação, o consumidor encontra outra coluna também com sete classes, de «A» a «G», que classifica a aderência do pneu ao piso em condições molhadas, desta vez sem cores. Por fim, em baixo, consta o nível de ruído, em decibéis, que o pneu produz.

Pneus Novo Sistema de Rotulagem

Pneus Novo Sistema de Rotulagem

A utilização de um rótulo normalizado para a prestação de informações sobre os parâmetros dos pneus é susceptível de influenciar as decisões de compra dos utilizadores finais no sentido de adquirirem pneus mais seguros, mais silenciosos e mais eficientes em termos energéticos.

Se pretende trocar os pneus do seu veículo, saiba mais aqui… 

Fonte: Associação Nacional do Ramo Automóvel

Escrito por

Sem comentários.

Deixe a sua Resposta